Exemplos de Storytelling que deram Muito certo
Nos últimos anos está crescendo a atenção que damos ao Marketing, conjunto de técnicas que sempre se mostrou importante, sobretudo quando analisamos a trajetória de empreendimentos de sucesso, que focam parte dos seus investimentos na área em questão.
É nesse mesmo contexto que surge o Storytelling, uma estratégia do Marketing que tende a nos gerar bons resultados. Assim, logo abaixo, siga entendendo melhor sobre e também conferindo exemplos práticos de situações nas quais foi aplicado:
O que é Storytelling?
Quando falamos em Storytelling, estamos automaticamente nos referindo a uma estratégia escrita que busca conectar determinada marca com o seu público-alvo a partir de uma narrativa envolvente e que soe interessante para ele de modo específico.
Dessa forma, tem como principal intenção conseguir prender a atenção dos seus possíveis clientes, transmitindo a partir da história em questão valores, pensamentos e ideias que tenham a ver com aquilo que ele tem para si, gerando identificação.
A partir disso, se torna possível desencadear uma série de opiniões positivas, gerando inclusive um Marketing orgânico em momento posterior a esse.
Como fazer um Storytelling
Fazer um Storytelling demanda um grande conhecimento do seu público, e a partir disso poderá começar a reunir elementos que poderão ser incluídos no mesmo, podendo inclusive colocar elementos visuais para complementar a escrita feita.
Com isso, deve pensar na melhor simplificação e organização daquilo que deseja passar, já que a ideia é que seja algo envolvente e não cansativo, ou seja, evite produções muito longas que podem acabar fazendo com que perca o interesse do público.
A entonação de voz, cores e planos de fundo são outros detalhes que não podem passar despercebidos, pois naturalmente são responsáveis por transmitir sensações específicas.
O Storytelling pode ser organizado a partir de slides, sequências de vídeos e até mesmo músicas, havendo muitos exemplos dele na prática.
Exemplos de Storytelling
A seguir, confira alguns exemplos de Storytelling que deram muito certo para entender mais dessa estratégia, além de inspirar com os casos mencionados:
Retratos da Real Beleza, da Dove
A Dove, uma empresa que dialoga diretamente com o público e seus desejos de beleza, criou essa campanha onde propôs que mulheres se descrevessem para um artista, que faziam um retrato dela enquanto falavam.
Posterior a isso, essa mesma pessoa deveria definir uma outra mulher participante da dinâmica, evidenciando ao público a diferença na forma como enxergamos a nós mesmos e como os outros nos veem.
Com isso, conseguiu expressar bem o dilema do peso que a beleza pode possuir, além de ressaltar que cada uma de nós temos a nossa real beleza.
Goals 2018, do Spotify
Em 2018, o Spotify criou um projeto de Marketing no qual a cidade de Londres ganhou diversos outdoors com frases divertidas acerca dos usuários da plataforma, ressaltando diferentes perfis entre os amantes da música e fazendo com que diversas pessoas pudessem se identificar.
Além disso, o tom cômico utilizado mostrou dialogar bastante com o público mais jovem, gerando interesse para que ao verem novas imagens da campanha, parassem para ler com atenção. Inclusive, a ideia também gerou diversos compartilhamentos nas redes sociais.
Campanha do Airbnb
Nessa campanha da empresa de hospedagens e experiências Airbnb, vemos a história individual de diversos usuários ativos na plataforma, evidenciando diferentes culturas e ressaltando como a ideia do projeto envolve o conhecimento de grupos distintos a partir das nossas próprias experiências.
Com isso, ressalta como esse modelo de hospedagem pode ser positivo para não apenas saber sobre outras culturas na teoria, mas também vivência-las, se conectando bastante com o público viajante.
Música Eduardo e Mônica, de Legião Urbana
Para te mostrar como é plural o uso de Storytelling, separamos também uma música onde a técnica pode ser percebida. Nela, a história conta com toda uma continuidade, com pontos que se conectam e nos prendem pelo interesse em saber do seu desfecho.
Não por acaso, essa se tornou uma das canções de maior sucesso da banda Legião urbana.