9 Exemplos de Startup: Daki, ByteDance, Gympass e Mais!
As startups são modelos de negócios que revolucionaram o mercado! São exemplos de startups a Uber, Daki, Neon, entre outras que serão apresentadas neste post e que você, com certeza, já deve conhecer.
O que é uma startup?
O termo startup não pode ser traduzido ao pé da letra, mas significa algo como “empresa emergente”. Diferente do modelo tradicional de negócio, uma startup é um negócio disruptivo: um modelo que inova completa e permanentemente todo um setor de mercado e suas operações ao desafiar os empreendimentos já existentes entregando uma solução totalmente nova para velhos problemas.
Negócios repetíveis e escaláveis
As startups são empresas jovens que desenvolvem um produto ou serviço inovador para o mercado, com custos de manutenção baixíssimos, crescimento rápido e lucros cada vez maiores.
E pode ser definida, também, como um grupo de pessoas que busca desenvolver um modelo de negócios repetível e escalável, ou seja, por meio do qual é possível entregar o mesmo produto ou serviço em escala possivelmente ilimitada e crescer cada vez mais sem que o modelo de negócios sofra qualquer mudança.
Uma startup também é fundada em meio a incertezas: não dá para saber se aquele modelo de negócio vai dar certo. O surgimento da Apple e da Microsoft ilustra bem esse conceito: empresas não convencionais nascendo em garagens e que conquistaram o mundo.
E não necessariamente as startups são sempre empresas de internet, embora a maioria funcione através das redes, até porque é bem mais barato custear, expandir e manter uma empresa de software.
Exemplos de Startups
As startups podem oferecer desde serviços financeiros aos deliverys. São negócios inteligentes, enxutos, práticos e que oferecem soluções acessíveis para a população no dia a dia.
Amazon e Netflix, por exemplo, são startups unicórnio: startups avaliadas em mais de um bilhão de dólares. No Brasil, são startups unicórnio a WILDLIFE, iFood, EBANX, Quinto Andar, Creditas, 99, Gympass, frete.com, NU e Loggi. Confira algumas delas e outras logo abaixo.
99
A concorrente direta da Uber foi criada em 2012 e a primeira startup brasileira a se tornar uma unicórnio. No ramo de mobilidade urbana, a sua missão é tornar a mobilidade urbana mais barata, rápida e segura. Os motoristas se cadastram no aplicativo para começarem as corridas com seu carro particular e atendem os chamados dos usuários da plataforma, ganhando por cada corrida realizada.
ByteDance
A desenvolvedora chinesa de aplicativos móveis é um decacorn – mais do que um unicórnio, as decacorns, ou decacórnios, são avaliadas em mais de 10 bilhões de dólares. O portfólio da ByteDance conta com apps de mídia social e descoberta de conteúdo, incluindo o TikTok e Douyin.
Canva
Você já usou o Canva alguma vez? Designers e estudantes de todo o mundo utilizam a plataforma para criar apresentações. A gráfica australiana também é um decacórnio, sendo a quinta startup mais valiosa do planeta.
A plataforma pode ser acessada gratuitamente com funções e elementos gráficos limitados e o usuário ou empresas também pode assinar, mediante pagamento, um dos vários planos oferecidos.
Uber
Outro decacórnio, o serviço da Uber está disponível em 10.000 cidades pelo mundo e consiste em conectar motoristas e passageiros, assim como a 99, ganhando seu dinheiro através da coleta de taxas das reservas brutas da plataforma.
Hotmart
A Hotmart é um unicórnio brasileiro que inovou no mercado criando a famosa plataforma de vendas, promoção ou compra de cursos online, ebooks, assinaturas, ingressos, entre outros produtos ou digitais, com o grande objetivo de compartilhar conhecimentos diversos.
Gympass
Mais um unicórnio brasileiro na lista, a Gympass é uma startup no ramo de bem-estar onde o assinante do serviço tem acesso a várias empresas que disponibilizam a prática de exercícios físicos, como academias, crossfit, aulas de pilates e de natação, centros de dança e outros.
Daki
A Daki se tornou um unicórnio 10 meses após ser fundada aqui no Brasil – impressionante! A promessa da startup é a entrega ultraveloz de itens de mercado em apenas 15 minutos.
Ebanx
Fundada em Curitiba (2012), a Ebanx é uma startup brasileira que permite que empresas estrangeiras ofereçam seus produtos e serviços cobrando em reais! Assim é possível assinar o Spotify, Airbnb e Aliexpress com preços fixados na moeda local. E já está presente em diversos países da América Latina.
Neon
Fundada em 2016, a Neon é especializada em fintech e já é um unicórnio. Ela oferece abertura de conta digital, cartões de crédito e débito, empréstimos, investimentos e mais.