Exemplos de Sínteses
Após a leitura de um texto, é comum que a gente se depare com a necessidade de compreender suas informações em uma análise menor, onde constam somente as principais informações, propiciando uma revisão mais assertiva do que foi lido, por exemplo.
Para que isso se torne possível, algo que pode ajudar é a sintetização do conteúdo. Então, confira abaixo Exemplos de Sínteses, além de uma explicação mais detalhada sobre o que se trata:
O que é Síntese?
A Síntese é um gênero textual no qual a principal intenção é a de reunir as principais informações de um texto principal em uma versão menor dele, que tenha esses dados trazidos de maneira mais objetiva para uma leitura rápida, sem deixar de lado aquilo que se mostra central diante da leitura.
Além de ser uma versão mais curta de um texto, a síntese pode ser feita acerca de outros formatos de conteúdos, a exemplo de filmes, séries e eventos, apresentando um uso bastante amplo, sobretudo em ambientes de estudo.
Como fazer uma Síntese?
Para fazer uma síntese, existe um esquema de organização básico que ajuda a termos um norte para a escrita, facilitando a mesma e colaborando para que o texto cumpra seu papel de maneira devida.
Nesse sentido, é interessante que siga essa ordem, levando a mesma como base principal:
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão.
A introdução deve ser bem simples, apenas ressaltando qual obra é a base da síntese, referenciando corretamente o seu autor, ano de publicação e editora, no caso de livros, por exemplo.
Em seguida, já no desenvolvimento, é onde o texto pode acabar se estendendo um pouco, já que é onde vai inserir os pontos centrais da obra que está sendo sintetizada, focando apenas nos principais deles e fazendo uma breve explicação sobre aquilo que achar necessário.
Para finalizar, a conclusão inclui o desdobramento final da obra, podendo evidenciar por qual razão todos os elementos mencionados no desenvolvimento foram explorados. Ou seja, a intenção a essa altura é de dar um desfecho ao seu texto.
E é claro, vale a pena mencionar que toda a linguagem da síntese deve ser formal, seguindo seus critérios básicos.
Exemplos de Sínteses:
Síntese de um livro, mais especificamente do Diário de Anne Frank, que já foi traduzido para diversos idiomas.
O Diário de Anne Frank foi escrito pela mesma durante o Holocausto, e posteriormente foi publicado, já em 1947. Ao longo da obra, a menina teceu marcantes narrativas acerca do Holocausto, incluindo seu medo e o desejo de ver a família bem.
Seu diário, apesar de ter sido originalmente tido a intenção somente de ser um relato pessoal, logo se tornou uma importante fonte histórica, ressaltando os horrores da guerra e a forma como vivia a população diante dela.
Já nesse caso, observamos a síntese de um filme, mostrando a pluralidade de adaptação do gênero.
Lançado no ano de 2007, o filme O pai ó foi gravado em terras baianas, mais especificamente em sua capital, Salvador. Protagonizado por nomes importantes da dramaturgia brasileira como o de Lázaro Ramos, a comédia nos diverte ao mesmo tempo em que ressalta vivências da população menos privilegiada.
Em dado momento, podemos evidenciar questões como a violência policial, que deixa uma mãe sem os seus dois filhos. Infelizmente, ainda hoje esse cenário persiste na cidade, inclusive havendo movimentações para dar destaque ao problema, que ocorre sobretudo em regiões periféricas.
Séries também podem passar por uma síntese. Ainda que geralmente possuam muitos episódios, podem ser sintetizadas em poucas palavras.
Repleta de Drama, a série Vis a Vis (2015) fala sobre as vivências relacionadas a uma penitenciária feminina, onde a disputa por poder é intensa e interfere diariamente no cotidiano das presas.
Entre aspectos que ressaltam a realidade e outros que foram estrategicamente utilizados para compor uma narrativa mais interessante, a produção foi finalizada no ano de 2019.