Exemplos de Relatório descritivo de aluno

Independente da fase escolher a qual a gente se refira, o Relatório descritivo do aluno é de grande importância tanto para os estudantes quanto para os professores, sendo um documento de acompanhamento da evolução dos alunos durante o ano letivo.

Assim, para que entenda melhor sobre o seu uso, siga conferindo o post logo abaixo onde além de sanar dúvidas,também damos exemplos do modelo:

O que é Relatório descritivo?

Como o próprio nome é capaz de nos sugerir, esse relatório é basicamente um modelo no qual os professores podem descrever o aproveitamento dos seus alunos ao longo de um período de tempo pré-estabelecido, sendo o mais comum a análise por bimestre ou semestre.

Essa é uma maneira de estar mais atento aos resultados, sobretudo com relação a alunos que apresentam problemas no aprendizado ou mesmo que contam com um comportamento mais rebelde e, por isso, não demonstram grande interesse pelos assuntos em sala de aula.

Além de seguirem as normas gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada escola pode incluir regras próprias no modelo a ser seguido para esse relatório, sendo de responsabilidade da mesma guardá-los para análises comparativas futuras.

Como fazer um Relatório descritivo do aluno?

Diante do contato diário com os alunos, não vão faltar apontamentos a serem feitos para formar esse relatório, já que ele é constituído a partir de observações diárias e anotações que devem ser feitas regularmente para que nenhum dado seja esquecido.

Assim, pode começar explicitando o dia das ocorrências, mencionando qual foi o planejamento da aula e o comportamento do aluno diante delas. Uma dica é fazer isso em formato de tópicos para que seja mais rápido e também possa realizar uma leitura mais rápida posteriormente.

Nesse sentido, pode incluir informações atreladas ao comportamento do estudante em si, mas também dúvidas, avanços na aprendizagem, necessidade de reclamações ao longo da aula e até mesmo percepções prévias de possíveis problemas a serem melhor analisados.

Algumas dicas para fazer com que o modelo dê certo são as seguintes:

  • Seja objetivo;
  • Não deixe para anotar depois;
  • Use linguagem simples;
  • Faça comparações com relatórios anteriores.

Exemplos de Relatório descritivo de aluno

Dificuldades que demandem um acompanhamento mais atento não podem deixar de serem mencionadas nesse documento:

É perceptível que a aluna Mariana tem apresentado dificuldades na realização de atividades, ainda que haja o devido acompanhamento e que a mesma se mostre atenta às aulas, o que evidencia um possível problema a ser acompanhado.

Como tentativa, ela foi mudada de lugar para ficar longe das outras alunas com quem costuma conversar, mas ainda assim não conseguiu apresentar resultados, ressaltando que a questão não mostra ser resultado do meio.

Nesse relatório, há uma relação comparativa com o último realizado:

No primeiro bimestre do ano letivo, Beatriz apresentava dificuldades em respeitar a vez dos seus colegas falarem, assim como de ouvir as minhas intervenções enquanto professora, o que foi salientado no último relatório.

Hoje, tem se mostrado mais aberto para ouvir e se mantido atenta enquanto os outros falam, praticando o ato que lhe foi ensinado de levantar a mão quando deseja falar, esperando até que chegue a sua vez de falar com a turma.

Percebo ainda que se tornou possível melhorar questões que impediam o seu trabalho em equipes, a exemplo do individualismo que a impedia de dar a devida atenção aos seus companheiros de grupo.

O relatório também pode ser anual, ainda que esse não seja o caso mais comum:

Ao longo desse ano letivo, o aluno João Lucas passou a demonstrar um maior interesse nas atividades escolares, o que aconteceu de forma gradativa e em grande parte se deu pelo incentivo de outros colegas.

Exemplo disso é o fato de estar sempre atento a novos assuntos, realizar de forma satisfatória atividades feitas em sala de aula e também em casa, além de manter um bom comportamento, respeitando os colegas e professor.

Essa mudança foi percebida na melhora de suas notas, resultado de um aprendizado mais abrangente.

Esse relatório mostra a melhora de problemas citados em um relatório anterior:

Percebe-se o progresso de Helena, tendo em vista que ao longo do semestre ela correspondeu às metas estabelecidas como melhora de socialização, respeito aos momentos de maior atenção e maior desenvolvimento da coordenação motora.

Assim, aprendeu a separar os momentos de diversão com os de aprendizado mesmo diante das atividades lúdicas, recorrendo aos professores em caso de dúvidas e sendo participativa sem interferir na participação de outros colegas.

Alunos com problema de atenção são recorrentes, e esse é um meio de informar sobre a questão:

O aluno Carlos da Silva tem apresentado um comportamento muito disperso, não conseguindo manter a atenção durante as aulas e por conta disso desenvolvendo dificuldades na etapa de realização das atividades, inclusive com relação a leitura.

Do ponto de vista pedagógico, já buscamos apoio da psicopedagoga da escola e também uma atenção individualizada ao aluno, mas ainda assim os resultados não conseguem ser mantidos.

Pontos positivos também devem ser evidenciados, olha só:

Ao observar o comportamento da aluna Gisele, se tornou perceptível que ela está atendendo bem as habilidades necessárias para sua faixa etária, estabelecendo bons resultaods diante das aulas e respondendo bem às instruções prévias de cada atividade.

De tal maneira, estamos em constante contato para trabalhar ainda mais esses aspectos, fazendo com que possa evoluir juntamente com a turma. Dito isso, consideramos ainda aspectos de socialização como a comunicação com os colegas.


Em: Documentos,
2024.10.13