Exemplos de Diário de bordo e Dicas
Algumas atividades podem nos soar mais complicadas que outras e nesses casos, é sempre interessante que possamos conferir exemplos sobre elas para tirar dúvidas e nos inspirar. Diante disso, neste post falamos sobre o Diário de Bordo.
Basicamente, é uma ideia a partir da qual podemos realizar o acompanhamento de cada aluno de acordo com a sua própria visão, se tornando até mesmo um instrumento que facilita a noção daquilo que vem sendo de fato aprendido por eles. Abaixo, entenda mais sobre o que é, dicas e exemplos:
O que é Diário de bordo?
Originalmente, o diário de bordo esteve ligado à área das navegações, sendo uma maneira de se ter acompanhamento sobre o que acontecia ao longo do tempo no mar, uma vez que nesse modelo se escrevia um relatório de registros feito no dia a dia para que nada pudesse ser deixado de lado.
Ainda com o mesmo sentido de forma de catalogar informações periódicas, hoje o principal meio de utilização do diário de borda é nas escolas, sendo comumente passado pelos professores aos seus alunos, como uma forma de entender se os assuntos estão sendo devidamente absorvidos, por exemplo.
Apesar disso, vale frisar que ainda é utilizado para navegações e também nos aviões.
Exemplos de Diário de Bordo
1º Exemplo
Neste diário de bordo, eu, Maria Helena, pretendo relatar o meu percurso ao longo do 3º ano do Ensino médio no Colégio Maceió, ao longo do ano de 2022.
Inicio esse processo entendendo o quanto é fundamental entender o processo e refletir sobre erros e acertos para assim, evoluir com eles.Dia 02/05/2022, Sala 13 do Colégio Maceió
Hoje iniciamos formalmente o 2º trimestre letivo, passando a entender sobre a organização dos modos de produção e também a influência deles em nossa vida. Para isso, houve uma aula coletiva entre professores de História e Geografia na sala onde temos aparatos tecnológico para apresentação de slides.
Dia 03/05/2022, Sala 2 do Colégio Maceió
Esse dia têm nos proporcionado grandes surpresas, começando por uma atividade artística na aula de Português, onde pudemos usar toda a nossa criatividade. Ao final, pudemos também realizar uma discussão sobre a importância da arte em meio a análise de importantes movimentos literários.
Reflexão
Ao longo desses dias, percebi a importância de refletir sobre o que é feito no dia a dia, inclusive com a interferência dos assuntos estudados que falam justamente sobre o pensamento crítico e o entendimento sobre nossa realidade
2º Exemplo
Colégio São Carlos
Disciplina: Filosofia
Aluna: JúliaDIÁRIO DE BORDO
1ª Aula, dia 01/04/2022
Começo esse Diário de bordo pelo relato de uma aula introdutório acerca do Mito da caverna, sendo proporcionada pelo professor uma importante reflexão sobre o processo de alieanação humana, principalmente no período posterior a Globalização, onde o fácil acesso a celular e demais objetos tecnológicos fomentou o uso de forma indiscriminada, refletindo negativamente nas atuais gerações.
Achei essa aula muito interessante, pois somos levados a refletir sobre um período distante da História ao mesmo tempo em que podemos entender o mesmo por meio de uma analise atual, com consequências que podem ser visualizadas até mesmo dentre nós.REFLEXÃO
Fui levada com esse processo de escrita, a pensar sobre meu lugar no mundo enquanto objeto pertencente a um mesmo sistema que já perdura há anos, passando a indagar a realidade vivida de forma mais crítica.
3º Exemplo
DIÁRIO DE BORDO
1ª Aula: 05 de Agosto de 2010No dia 05 de agosto de 2010, foi dado início ao curso de Pedagogia no Instituto Franciscano de Educação Superior Fátima, esse dia foi muito legal, pois conhecemos a professora Virginia que ministraria a disciplina de Sociologia. Ela chegou bastante entusiasmada para dividir seus conhecimentos sobre o meio social em que vivemos. Nossa primeira atividade foi responder a uma pergunta. O que é Sociologia? Foi entregue para cada aluno uma apostila sobre o assunto, fizemos a leitura da primeira parte do texto e o debatemos e chegamos a um acordo para responder a pergunta.
4º Exemplo
Universidade de São Paulo
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Departamento de Ciências Florestais
LCF0679 – Políticas Públicas, Legislação e Educação Florestal
Prof. Dr. Marcos Sorrentino
Gabriella Ribeiro, Nº USP: 8968651Diário de Bordo
1ª Aula
Essa aula foi introdutória e por isso obteve uma discussão ampla sobre as principais ideias que a disciplina irá abordar no decorrer do semestre. O início com a provinha foi muito diferente e isso ajudou na percepção do grau de conhecimento de cada aluno sobre os temas que o professor quer abordar durante o semestre. Para mim essa estratégia é crucial para que os estudantes possam verificar como o semestre vai ser e o que precisa ser mais pesquisado e praticado.
Além disso, na segunda parte da aula a conversa entre todos foi muito produtiva e me fez refletir sobre a forma de ensino das universidades, o efeito da tecnologia na geração atual, a forma de abordagem das políticas públicas na Engenharia Florestal e muitos outros aspectos.2ª Aula
Nessa aula o tema principal foi utopia e conjuntura, um tema que na minha opinião é muito importante refletir sobre, entretanto não domino ainda muito bem os conceitos, por isso é importante ler mais sobre e com as dicas que o professor passa a orientação fica mais facilitada.
O que mais admirei e gostei na aula foi o momento de discussão em grupo com posterior exposição dos cartazes. É muito bom poder expressar sua opinião conversando, porque assim fica mais fácil expor pensamentos e poder conversar com o colega.
5º Exemplo
Local: Instituto Estadual Carlos Gomes
Disciplina: História da Música IIAula nº 1, 23 de Março de 2018
Tema: Ementa e roteiro da disciplina
Descrição da aula:
A aula iniciou com a professora, distribuindo uma apostila que descrevia a ementa da disciplina e o que iriam estudar no decorrer do ano. Primeiramente a professora perguntou aos alunos o que tinham estudado no ano anterior, os alunos responderam que tinham estudado todos os períodos da música previstos para a disciplina anterior. Seguindo a professora leu a ementa e fez uma revisão dos períodos anteriores ao classicismo e explicou superficialmente o que iriam estudar nos períodos seguintes, do classicismo a música do século XX, falando alguns exemplos quando fosse necessário. Para finalizar a professora explicou que a aula serviu para que todos os alunos tivessem conhecimento de onde iniciaria os conteúdos da disciplina.Reflexão:
Foi muito importante a professora ter feito uma síntese dos assuntos que a turma tinha estudado no ano anterior, além de explicar o que seria abordado no decorrer do ano, isso ajudou os alunos a se situarem na disciplina.
Dicas para fazer um diário de bordo
É comum que a gente queira dar o nosso melhor em uma atividade como essa, e por isso eu separei um tópico para dar dicas nesse sentido, como uma forma de te mostrar que é possível ir além na confecção desse relatório em comparação com seminários, por exemplo. Olha só:
-
- Use a criatividade
Sei que pode parecer óbvio, mas esse detalhe é muito importante pois possibilita ao professor entender a sua personalidade na avaliação do trabalho, podendo se certificar de que nele estão contidas suas experiências e convicções pessoais, algo que se busca em um diário de bordo.
-
- Insira fotos
Dependendo do tema do diário de bordo que estiver confeccionando, é interessante usar fontes visuais para evidenciar aquilo que está sendo dito, até mesmo como forma de comprovar e tornar a experiência mais rica a quem estiver o lendo posteriormente.
-
- Especifique locais e datas
Para ambientar seus relatos, é essencial que insira data e local onde acontece o que é relatado, tornando possível o entendimento ainda mais completo acerca do que se diz.
-
- Finalize com uma reflexão
É importante entender o que foi compreendido ao longo da produção desse diário, por isso pode inserir uma reflexão como conclusão do que foi feito.