Exemplo de Autobiografia: Conheça seus Modelos
Logo abaixo, te explicaremos melhor sobre a Autobiografia, um tipo de narrativa textual que tem se tornado cada vez mais comum e revela determinadas informações que apenas quem as vive poderia saber.
Entenda sobre o que a caracteriza e claro, confira também exemplos para caso esteja pensando em fazer a sua, confira:
O que é Autobiografia?
Incluimos a Autobiografia como um dos mais importantes gêneros literários, sendo ele marcado por se tratar de uma narrativa de cunho pessoal sobre si mesmo, ou seja, o escritor se torna também protagonista.
É um modelo geralmente feito por aqueles que já possuem determinado prestígio social, por muitas vezes sendo capazes de inspirar outras pessoas a partir de sua própria trajetória, o que o motiva a escrever sobre ela.
De forma geral, o modelo ser pensado de muitas maneiras diferentes e criativas, algumas delas incluem tais formatos:
- Carta;
- Livro;
- Poema;
- Música.
Diante da pessoalidade com a qual se trata o tema, é preciso ainda ter em vista que essas narrativas não podem ser validadas como documentações, já que o que é explicitado nas mesmas pode assumir determinadas intencionalidades.
Exemplos de Autobiografia
Confira alguns dos modelos possíveis na prática, olha só:
Autobiografia clássica
Esse modelo se assemelha ao formato comum de um texto, sendo muito utilizado para autobiografias em livros.
- Eu, Carlos Chagas, sou um homem de 33 anos, nascido na cidade de Fortaleza, no Nordeste do Brasil. Ainda quando criança, migrei com a minha família para São Paulo, onde vivo desde então e pude perceber em minha própria vida as questões relacionadas à busca por melhores condições de vida. Foi nessa cidade, considerada hoje uma das maiores do mundo, que estudei e tive acesso ao ensino superior. Hoje, já Mestre em Direito, posso contar minha História em meio a admiração que cultivo por ela.
- Ainda muito jovem, precisei decidir o que queria da vida. Entendi que empreender era minha vocação, mas para colocar em prática deveria entender muito mais que apenas do destino. Para tanto, foquei nos estudos, na prática e na teoria, e hoje posso fazer da minha autobiografia uma grande inspiração.
Autobiografia em Poema
Abaixo está o poema Sete Faces, de Carlos Drummond de Andrade, que por muitos momentos utilizou da Arte para falar de si mesmo.
- Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus,
pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Autobiografia musical
Basicamente, essa é uma autobiografia onde o artista fala da sua própria vida, podendo destacar aspectos gerais dela ou até mesmo a partir de um determinado período. No caso de Arlindo Cruz, vemos a música Meu lugar, onde fala de Madureira, local onde nasceu e passou grande parte da sua vida.
Mas é claro, dentro do contexto do lugar, ele se inclui como parte da história para citar vivências pessoais.
- O meu lugar
É caminho de Ogum e Iansã
Lá tem samba até de manhã
Uma ginga em cada andar, cada andar
O meu lugar
É cercado de luta e suor
Esperança num mundo melhor
E cerveja pra comemorar
Diário autobiográfico
O Diário é um gênero textual onde é comum que o autor acabe falando da sua própria vida, por isso forma-se naturalmente uma narrativa autobiográfica. Geralmente, ele é mantido de forma pessoal, mas anos mais tarde podem ser usados até mesmo como fonte histórica, por exemplo.
- Querido, diário! Hoje eu fui para a escola e ao final da aula, fiz um passeio pelo parque com os meus amigos. Foi muito divertido e ao longo do caminho pude admirar pessoas indo para o trabalho, voltando da escola e até mesmo passeando com os cachorros. Espero muito poder fazer um novo passeio com os meus amigos em breve, principalmente por estar perto de mudar de cidade.