Exemplos de Deficiência intelectual: Quais os sintomas?
Também conhecida como Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), a Deficiência intelectual representa uma capacidade limitada no desenvolvimento de habilidades tanto físicas quanto mentais em comparação com aqueles que não possuem o mesmo problema.
Ainda que não tenha cura, é percebida a importância do diagnóstico como um meio de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, e nada melhor que entender melhor sobre que a partir de exemplos. Logo abaixo, siga para conferir:
O que é considerado Deficiência intelectual?
Para que algo possa ser caracterizado como Deficiência intelectual, é necessário que esteja associado a limitações importantes, responsáveis por interferir de forma direta no funcionamento mental, bem como no comportamento.
Dessa forma, há uma série de sintomas que tornam possível essa percepção inicial, inclusive para que os familiares identifiquem possíveis anormalidades e possam buscar tratamento especializado ainda durante a primeira infância.
Exemplos de sintomas de Deficiência intelectual
Como mencionamos, a percepção de sintomas pode ser uma importante base para o diagnótico da Deficiência intelectual, o que é iniciado ainda em espaços como a casa e a escola. Dessa forma, reunimos os seus principais sintomas para que possa ter em vista:
Atraso no desenvolvimento
Quando criança é também quando estamos em constante desenvolvimento, o que inclui fala, locomoção e também a melhor sobre aquilo que acontece. Assim, principalmente durante a idade escolar, pode ser percebido certo atraso nesse desenvolvimento em comparação a outros alunos, sendo algo que demanda atenção.
Maior sensação de dependência
É comum que aqueles que possuem deficiência intelectual desenvolvam também dependência com as pessoas que fazem do seu dia a dia, o que ressalta o apego com aquilo que lhes é comum, bem como o medo do novo.
Dessa forma, se apoiam muito nessas pessoas, mesmo que para a realização de atividades básicas, pois isso faz com que se sintam seguros.
Dificuldade na compreensão
O entendimento de quem possui essa deficiência é bastante limitado, então até mesmo informações que antes já foram compreendidos podem deixar de ser entendidas em um momento posterior, ressaltando como é comum que ocorram regressões diante do caso.
Irritabilidade
A irritação é outro sintoma que surge com frequência nesse contexto, ressaltando um amadurecimento tardio, pois a birra de criança demora para deixar de acontecer mesmo quando crescem.
Isso pode desencadear também uma personalidade agressiva, sendo necessário estar atento ao comportamento para garantir a integridade física de todos.
Medos excessivos
Principalmente quando criança, quando normalmente estamos mais curiosos para conhecer o mundo, aqueles que possuem essa deficiência podem se sentir mais reprimidos, temendo de forma excessiva o mundo a sua volta e o possível contato com pessoas fora aquelas com as quais já estão habituados.
Isolamento
Em razão do medo, surge também o isolamento, fazendo com que não se comuniquem bem e tenha grande dificuldade em estabelecer relações sociais, interferindo no seu comportamento em espaços integrativos como a escola.