7 Exemplos de Carta de Reclamação: Modelos Prontos

A carta de reclamação é um subgênero textual que serve para demonstrar insatisfação sobre algum produto adquirido ou serviço prestado por terceiros. Portanto, a carta de reclamação se destina, justamente, a quem pode solucionar ou mediar a resolução desse problema.

O destinatário pode ser a empresa que vendeu o produto com defeito, que prestou o serviço de forma inadequada ou que atrasou a entrega de um produto, a um síndico de condomínio ou servidor público, por exemplo.
 

Como fazer uma carta de reclamação

A carta de reclamação é um subgênero do gênero textual carta, que, por sua vez, é um gênero textual dialógico, ou seja, que promove o diálogo entre dois interlocutores. O documento deve ter os seguintes elementos de estrutura padrão:

  1. Destinatário (nome, designação do cargo e instituição da qual faz parte);
  2. Local e data (no canto superior da página, ao final, próximo à assinatura do remetente ou nos dois locais);
  3. Vocativo (destacado ou no início do texto, separado por vírgula. É a palavra utilizada para convidar o destinatário ao diálogo. Pronomes de tratamento especiais podem ser necessários);
  4. Corpo do texto;
  5. Despedida;
  6. Assinatura (seu nome acompanhado de cargo e função, se necessário).

Quanto à linguagem da carta de reclamação, ela deve ser clara, objetiva, concisa e argumentativa.
 
É preciso expor o problema e mostrar os danos e prejuízos que ele está causando, seja a nível pessoal, profissional ou até mesmo na esfera pública, além de fazer uma reivindicação clara acerca da resolução do mesmo com base nos seus direitos.
 
Se for necessário e conveniente, você também anexar cópias de faturas e comprovantes de pagamento, de comunicações previamente realizadas e fotos do produto danificado, por exemplo.
 

Exemplos de carta de reclamação

Confira exemplos de carta de reclamação pronta:
 

1. Carta de reclamação por atraso na entrega do produto:

São Paulo, 15 de Novembro de 2020
 
À empresa x,
 
Eu, Laís, no dia 7 de novembro deste ano, encontrei, no site da loja oficial da marca, o lançamento do novo tênis para corredores que, segundo a propaganda, era a melhor tecnologia do mercado.
 
Ao consultar o frete com o CEP do meu endereço, constou que a entrega seria no valor de R$ 25 reais, mas o prazo teria a vantagem de ser em 3 dias úteis. Como realizei a compra no domingo, o prazo seria até quarta, dia 10 de novembro.
 
Realizei a compra com toda a expectativa para o próximo campeonato, que ocorreu no dia 20 de novembro, 13 dias após a efetuação da compra. E, apesar da margem de tempo, do valor do frete e da promessa dos três dias, o meu tênis ainda não foi entregue.
 
Até o dia do campeonato, entrei em contato com o e-mail oficial da loja para relatar o problema, acreditando que, com o tempo disponível, não haveria grandes problemas e o tênis seria entregue a tempo.
 
Duro engano! A melhor tecnologia do mercado não consegue sequer ter um serviço de atendimento ao cliente eficaz, transparente e proativo.
 
Hoje me sinto imensamente frustrada pela minha não participação na tão sonhada competição, com misto de arrependimento por ter investido as expectativas do meu sonho em uma marca que não apresenta comprometimento ético.
 
Assim, diante do exposto, solicito que meu produto seja entregue em até 7 dias úteis ou a devolução do meu dinheiro, caso contrário, serei obrigada a acionar as medidas legais necessárias para o solucionamento da questão.
 
Atenciosamente,
 
Laís Barbosa.
Bahia, 20 de dezembro de 2022

2. Carta de reclamação por produto entregue danificado

À Companhia Logística Brasil,
 
Eu, Karla, adquiri recentemente um celular com tecnologia 5G em uma das empresas parceiras da Companhia Logística Brasil. Essa não é a primeira vez que recebo um produto por meio dos serviços oferecidos por vocês. Até o momento, eu nunca havia tido problemas. No entanto, na última semana, ao receber o produto mencionado, verifiquei que ele apresentava alguns danos na embalagem. Ao abri-la, me deparei com a tela de 6.6 polegadas quebrada.
 
Eu tentei contato com os canais oficiais de comunicação da empresa e não obtive sucesso. As ligações caíam, ou eu era colocado em uma espera que demorava horas. Escrevo esta carta para demonstrar minha insatisfação, pois sei que tenho direitos como consumidor. O produto não foi danificado por mim, e não se trata de acionar a garantia ou adotar uma ação semelhante, pois o celular já chegou com defeitos — tela quebrada e falhas no carregamento da bateria.
 
Entretanto, o que me deixa mais insatisfeito é a falta de comunicação. As centrais de atendimento foram criadas para tratar de questões como essa que descrevo a vocês. No entanto, elas não parecem funcionar corretamente e acabam gerando situações de estresse por parte dos consumidores.
 
Sendo assim, exijo da companhia um retorno, o mais rápido possível, sobre o produto que adquiri e que veio danificado. Quanto mais vocês demoram para me oferecer um posicionamento, mais eu me sinto prejudicado. O celular é, hoje, minha principal ferramenta de trabalho. Sem ele, deixo de exercer minhas atividades profissionais.
 
Sem mais,
 
Karla Vieira Santana.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

3. Carta de reclamação formal

À (nome da empresa)
 
(nome), inscrito no CPF sob o nº (informar), venho manifestar minha irresignação acerca do processo de entrega do pedido nº (informar), realizado no dia (data).
 
Ocorre que a entrega do mesmo estava prevista para o dia (data) e até o momento, passados (quantidade) dias deste prazo, ainda não o recebi.
 
Portanto, informo que caso o pedido não seja entregue até o dia (data), considerarei a compra cancelada por inadimplência do vendedor, solicitando desde já a restituição dos valores pagos.
 
No aguardo uma resposta para esta reclamação,
 
(assinatura)
(nome)

4. Carta de reclamação à prefeitura

Santana, 12 de janeiro de 2022
 
Vossa Excelência,
 
Prefeito de Santana, Joaquim Gilberto
 
Como Presidente do Sindicato do bairro da Pampulha, venho através desta carta relatar os fatos ocorridos no bairro, no período da primeira semana de dezembro de 2021. Após a narração de tais fatores, gostaria de solicitar que V. Ex.ª atenda os requerimentos solicitados na prefeitura.
 
Acontece que, no dia 01 de dezembro de 2021, as fortes chuvas atingiram a região de Santana. Chuvas essas que atingiram boa parte das regiões vizinhas. No entanto, o bairro da Pampulha não conta com sistema de escoamento pluvial. Assim, diante das chuvas ininterruptas que ocorrem no dia, a água se acumulou no bairro, não escoou e acabou invadindo as residências.
 
Várias famílias foram afetadas pela situação, perdendo móveis e sofrendo com avarias em suas residências. Diante do cenário, que apesar de catastrófico não é incomum no bairro, tendo em vista que já ocorreu outras vezes. Solicitamos que V. Ex.ª verifique meios de implementar um plano de escoamento melhorando a qualidade de vida dos moradores de Santana.
 
A população já solicitou os requerimentos necessários na Prefeitura. No entanto, até o momento não obtivemos respostas. Dessa maneira, volto a solicitar uma providência por parte de V. Ex.ª. Agradecemos desde o momento.
 
Cordialmente,
Rosário Santana Batista
Presidente do Sindicato do Bairro da Pampulha.

5. Carta de reclamação ao fornecedor

Ilmo. Sr.
 
Gerente ou Proprietário
 
(colocar o nome da firma ou loja)
 
Sirvo-me da presente para lazer a seguinte reclamação:
 
Em (colocar a data) comprei nesse estabelecimento (colocar a quantidade e o nome do produto), o qual apresentou os seguintes defeitos: (dizer qual foi o defeito ou os defeitos, se tiver mais de um).
 
Em (colocar a data do envio da primeira carta) enviei uma carta pedindo a solução do problema. Até agora, porém, nada foi feito.
 
Dessa forma, como o prazo de 30 dias já está vencido, solicito, como manda o Código de Defesa do Consumidor:
 
(aqui, você tem direito de escolher uma destas duas formas de resolver o assunto. Só uma das duas deve ser escrita na carta, a que você preferir).
 
(1) substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.
 
(2) devolução imediata da quantia que paguei com correção monetária.
 
Caso o que estou pedindo não seja atendido num prazo de sete dias, entrarei em contato com o Procon ou com o Juizado Especial.
 
Desde já agradeço sua atenção.
 
Local e Data
 
(assinatura)

6. Carta de reclamação por ruído excessivo

Nome do remetente e
Morada completa
 
Nome do destinatário
Morada completa
 
Localidade e data
 
Assunto: Reclamação por ruído excessivo
 
Exmo(a). Senhor(a) ,
 
Não obstante os meus sucessivos pedidos, V/Exa. não alterou o comportamento e, em consequência, o meu descanso e o dos meus familiares tem sido perturbado diariamente com diversos tipos de ruídos a um nível altíssimo (por vezes, até pela noite dentro, altura em que precisamos de descansar).
 
Venho, pois, desta forma, formalizar o meu pedido para que se abstenha de produzir os ruídos mencionados.
 
Desde já informo que, se a situação não se alterar, utilizarei todos os meios ao meu dispor para a resolução do problema, denunciando os factos às autoridades policiais da nossa zona e recorrendo inclusivamente à via judicial.
 
Sem outro assunto de momento,
 
(Assinatura manuscrita)

7. Carta de reclamação e pedido de indenização

Nome do remetente e
Morada completa
 
Nome do destinatário
Morada completa
 
Localidade e data
 
Assunto: Pedido de indenização
 
Exmos. Senhores,
 
No dia _______ , procedi, na Estação dos Correios de ________, ao envio de uma encomenda registada, contendo ____ (descrever conteúdo e respectivo valor), dirigida a ______ (nome do destinatário da encomenda perdida), morador na ____ (morada do destinatário da encomenda perdida).
 
Sucede que este nunca chegou a receber a dita encomenda, tendo-me sido comunicado há dias pelo Sr. _______ , funcionário da Estação dos Correios de ______, que, muito provavelmente, a mesma se teria extraviado.
 
Como já se passaram 15 dias sobre o envio e a responsabilidade pelo sucedido me parece unicamente imputável aos V. serviços, apenas me resta exigir que, dentro de um prazo máximo de 10 dias, me indenizem pelo prejuízo sofrido, através do pagamento da quantia correspondente ao valor da encomenda.
 
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
 
(Assinatura)
 
Anexos: Cópias do talão de registro


Em: Cartas,
2023.01.30