21 Brincadeiras Antigas mais Famosas nos Anos 80 e 90
Antigamente, tudo era mais simples e mais divertido: as brincadeiras não dependiam da tecnologia, apenas da criatividade! Confira 21 brincadeiras antigas famosas nos anos 80 e 90 e resgate as tradições!
1. Amarelinha
A amarelinha é desenhada com giz no chão: são blocos numerados de 1 a 10 que a criança deve pular até chegar ao final. Antes, é preciso jogar uma pedra em um dos blocos e tentar pegá-la enquanto pula a amarelinha.
2. Dança das cadeiras
Uma roda de cadeiras é montada e o grupo de participantes deve ter uma pessoa a mais do que a quantidade de cadeiras. Enquanto a música toca, todos andam ao redor das cadeiras; quando a música para, todos devem sentar. Quem não conseguir, sai da brincadeira e leva uma cadeira consigo. A brincadeira segue até que reste apenas um participante, que é o vencedor!
3. Telefone sem fio
No telefone sem fio, todas as crianças ficam em fila ou em círculo e o objetivo é transmitir a frase de uma ponta a outra falando no ouvido do participante seguinte, até chegar ao último participante, que deve falar o que entendeu em voz alta!
4. Elefante colorido
Alguém diz a cor do elefante e todos saem para tocar em um objeto com a cor igual!
5. Bobinho
O bobinho fica no centro do círculo tentando pegar a bola que é jogada pelos participantes da brincadeira. Quando ele consegue, a criança que jogou a bola que ele pegou é a bobinha da vez!
6. Pular elástico – Ono um
Duas crianças seguram o elástico nas pernas para outra criança pular em diferentes alturas, tentando pisar no elástico de ambos os lados!
7. Queimada ou Baleado
A queimada também é conhecida como baleado. Dois times se enfrentam e o objetivo é acertar a maior quantidade de adversários com a bola! Quando o outro time pega a bola, você tem que correr e desviar dela para evitar sair do jogo!
8. Pega varetas
Alguém deve segurar todas as varetas e soltar. Cada jogador deve tentar retirar quantas varetas puder sem mover nenhuma outra!
9. Bambolê
Girar o bambolê pelo corpo todo sem deixar ele cair: era adrenalina pura! A brincadeira podia ser feita com vários bambolês de uma vez só e bastava rebolar para que o brinquedo ficasse girando e girando, subindo e descendo pelo corpo!
10. Jogar pião
O pião era outro clássico: o objetivo era fazê-lo girar pelo maior período de tempo possível! Uma corda é enrolada no brinquedo e fica com uma pontinha de fora para ser puxada com força e fazer ele girar.
11. Adedonha ou Stop
Stop ainda é uma brincadeira bastante conhecida. Para jogar, cada participante cria, em uma folha de papel, uma tabela em tópicos com diferentes categorias: CEP (cidade, estado e país), nome, alimento, cores, animais, objetos, filmes… Escolhe-se a letra para a rodada e o objetivo é preencher todos os campos em menos tempo.
Quando o primeiro participante acaba e fala Stop, todos devem parar de escrever e conferir as respostas. Palavras iguais somam 5 pontos, enquanto palavras únicas somam 10 pontos.
12. Morto-vivo
Alguém dá o comando: – Morto! – todos se abaixam; – Vivo! – todos ficam de pé. Quem errar, sai da brincadeira!
13. Jogo do bafo ou Bater bafo
No jogo do bafo o objetivo é virar o máximo de figurinhas batendo a mão em forma de concha ou reta no chão. Ainda é muito praticado hoje e bastante conhecido entre as crianças, que fazem apostar para ver quem tem a batida mais forte e vira mais cartas!
14. Esconde-esconde ou Pique-esconde
Enquanto uma criança conta até um determinado número de frente para uma parede com os olhos fechados, as outras se escondem. A criança que estava contando vai, então, à procura das crianças e deve voltar ao posto de contagem sempre que encontrar uma criança para bater na parede e falar: “1, 2, 3, visto (nome da pessoa)”.
Enquanto a criança procura, as outras crianças que estão escondidas também podem tentar chegar ao posto de contagem sem ser vistas para bater na parede e falar: “1, 2, 3, salve eu!”. A última criança escondida também pode salvar todas as crianças que forem encontradas se conseguir chegar ao posto de contagem e bater na parede falando: “1, 2, 3, salve todos”!
15. Pega-pega
Brincar de pega-pega é simples: uma criança é escolhida para pegar as outras com um toque, que devem correr dela. O primeiro a ser pego passa a ser a criança que deve pegar as outras.
16. Soltar pipa
Soltar pipa e fazer malabarismos no céu era comum nos anos 80 e 90! As crianças compravam os palitos de madeira, seda e cola para construir suas pipas e faziam o carretel com uma lata de metal, onde enrolavam a corda ou fio de nylon!
17.Passa anel
Essa brincadeira não tem limite de jogadores! Todas as crianças fazem uma roda e uma fica encarregada de “passar o anel” com as mãos fechadas para cada jogador, mas, na verdade, só uma criança recebe o anel. Quem adivinhar quem recebeu é o novo passador de anel!
18. Cabra-cega ou Cobra-cega
Uma das crianças da brincadeira é vendada e tenta agarrar as outras e adivinhar quem é quem apenas pelo toque!
19. Corre Cotia
Com todas as crianças em círculo e de olhos fechados, uma criança rodeia todas pelas costas, tocando em cada uma com um lenço, cantando: “Corre cotia, na casa da tia, corre cipó, na casa da vó, lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração! Pode pegar? Pode! Ninguém vai olhar? Não!”.
A criança, então, coloca o lenço atrás de alguém. Depois todas devem abrir os olhos e olhar para trás para ver onde está o lenço. A criança que ficou com o lenço deve correr atrás da criança que o colocou lá: se ela conseguir pegá-la, ela sai da brincadeira, mas se a criança que colocou o lenço conseguir sentar no lugar da que levantou, então continua na brincadeira!
20. Estátua
A brincadeira de estátua é super divertida! Ao som de uma música e com um mestre comandando a brincadeira, todas as crianças dançam. Quando o mestre parar a música, todos devem ficar imóveis! O mestre, então, faz caretas e palhaçadas e quem se mexer primeiro perde!
21. Forca
Forca é uma brincadeira de adivinhação. Um participante escolhe uma palavra que os outros não sabem, escreve os traços correspondentes à quantidade de letras da palavra e desenha a forca. As crianças devem tentar adivinhar qual é a palavra falando uma letra de cada vez: a cada erro, uma parte do boneco é desenhado na forca e a palavra deve ser descoberta antes que ele seja inteiramente desenhado!