Exemplos de EPC: Entenda o que é

Contar com a devida segurança é essencial em nossa vida, principalmente quando pensamos em ambientes de trabalho, onde exercemos nossa profissão e precisamos de um ambiente propício para isso. Então, abaixo te trouxemos Exemplos de EPC e também explicamos o que é, confira:

O que é EPC?

A sigla EPC é utilizada para que possamos nos referir a Equipamento de Proteção coletiva, ou seja, são os itens de segurança que servem para todos sem que haja um uso individual, sendo por muitas vezes dispostos no ambiente de trabalho para uso geral quando se fizer necessário.

Inclusive, surgem algumas dúvidas com relação ao EPI e ao EPC, havendo uma diferença bem simples na prática, já que EPI se refere a equipamentos de proteção individual, devendo ser entregue a todos os trabalhadores para uso particular, sendo exemplo disso os capacetes.

Ressaltamos ainda que esses materiais devem ser devidamente fornecidos pela empresa, tendo como objetivo oferecer a devida segurança aos colabores.

Exemplos de EPC

Para que possa entender melhor sobre, separamos exemplos de equipamentos que fazem parte desse grupo, sendo eles os principais para que você fique atento se estão ou não presentes no seu ambiente de trabalho:

Extintor de incêndio

O Extintor de incêndio é essencial por ser o item capaz de conter e encerrar com incêndios quando ele está em sua fase inicial, evitando que o fogo se alastre e gere maiores consequências para as pessoas que estão nesse mesmo ambiente.

Cones

Os cones são muito importantes quando pensamos na devida sinalização de determinados ambientes, servindo para demarcar espaços como onde pode ou não passar, além do espaço apropriado para saída ou entrada.

Kit de primeiros socorros

Em caso de acidentes, o kit de primeiros socorros pode ajudar a realizar os cuidados iniciais antes da chegada do atendimento médico, servindo como um importante paliativo. Em casos mais simples como cortes superficiais, o uso do kit já pode ser suficiente.

Piso antiderrapante

Sendo indicado principalmente para trabalhos que são realizadas em áreas externas e estão suscetíveis a ficarem molhadas, o piso antiderrapante age evitando que o trabalhador escorregue, além de funcionar em outros espaços para garantir a segurança de idosos e crianças, que estão mais propensos a quedas.

Placas sinalizadoras

As placas sinalizadoras servem como um alerta visual de alguma situação, sendo usadas em caso de chão molhado, de entrada em manutenção ou tantos outros casos, alertando o trabalho e fazendo com que tenha uma maior atenção quando necessário.

Alarme de incêndio

Esse tipo de alarme é muito utilizada e tem por principal função captar a fumaça, o que anuncia incêndio. Diante de um problema como esse, o alarme é automaticamente ativo para informar a todos sobre a causa, exigindo evacuação do local.

Corrimão

O corrimão é utilizado em escadas para facilitar a subida dos degraus, além de quando nos apoiamos nele temos uma maior estabilidade, evitando quedas. Nesse sentido, é essencial que o trabalhador faça uso do mesmo para sua própria segurança.


2023.12.07