Exemplos de Diário de bordo e Dicas

Algumas atividades podem nos soar mais complicadas que outras e nesses casos, é sempre interessante que possamos conferir exemplos sobre elas para tirar dúvidas e nos inspirar. Diante disso, neste post falamos sobre o Diário de Bordo.

Basicamente, é uma ideia a partir da qual podemos realizar o acompanhamento de cada aluno de acordo com a sua própria visão, se tornando até mesmo um instrumento que facilita a noção daquilo que vem sendo de fato aprendido por eles. Abaixo, entenda mais sobre o que é, dicas e exemplos:

O que é Diário de bordo?

Originalmente, o diário de bordo esteve ligado à área das navegações, sendo uma maneira de se ter acompanhamento sobre o que acontecia ao longo do tempo no mar, uma vez que nesse modelo se escrevia um relatório de registros feito no dia a dia para que nada pudesse ser deixado de lado.

Ainda com o mesmo sentido de forma de catalogar informações periódicas, hoje o principal meio de utilização do diário de borda é nas escolas, sendo comumente passado pelos professores aos seus alunos, como uma forma de entender se os assuntos estão sendo devidamente absorvidos, por exemplo.

Apesar disso, vale frisar que ainda é utilizado para navegações e também nos aviões.

Exemplos de Diário de Bordo

1º Exemplo

Neste diário de bordo, eu, Maria Helena, pretendo relatar o meu percurso ao longo do 3º ano do Ensino médio no Colégio Maceió, ao longo do ano de 2022.
Inicio esse processo entendendo o quanto é fundamental entender o processo e refletir sobre erros e acertos para assim, evoluir com eles.

Dia 02/05/2022, Sala 13 do Colégio Maceió

Hoje iniciamos formalmente o 2º trimestre letivo, passando a entender sobre a organização dos modos de produção e também a influência deles em nossa vida. Para isso, houve uma aula coletiva entre professores de História e Geografia na sala onde temos aparatos tecnológico para apresentação de slides.

Dia 03/05/2022, Sala 2 do Colégio Maceió

Esse dia têm nos proporcionado grandes surpresas, começando por uma atividade artística na aula de Português, onde pudemos usar toda a nossa criatividade. Ao final, pudemos também realizar uma discussão sobre a importância da arte em meio a análise de importantes movimentos literários.

Reflexão

Ao longo desses dias, percebi a importância de refletir sobre o que é feito no dia a dia, inclusive com a interferência dos assuntos estudados que falam justamente sobre o pensamento crítico e o entendimento sobre nossa realidade

2º Exemplo

Colégio São Carlos
Disciplina: Filosofia
Aluna: Júlia

DIÁRIO DE BORDO

1ª Aula, dia 01/04/2022

Começo esse Diário de bordo pelo relato de uma aula introdutório acerca do Mito da caverna, sendo proporcionada pelo professor uma importante reflexão sobre o processo de alieanação humana, principalmente no período posterior a Globalização, onde o fácil acesso a celular e demais objetos tecnológicos fomentou o uso de forma indiscriminada, refletindo negativamente nas atuais gerações.
Achei essa aula muito interessante, pois somos levados a refletir sobre um período distante da História ao mesmo tempo em que podemos entender o mesmo por meio de uma analise atual, com consequências que podem ser visualizadas até mesmo dentre nós.

REFLEXÃO

Fui levada com esse processo de escrita, a pensar sobre meu lugar no mundo enquanto objeto pertencente a um mesmo sistema que já perdura há anos, passando a indagar a realidade vivida de forma mais crítica.

3º Exemplo

DIÁRIO DE BORDO
1ª Aula: 05 de Agosto de 2010

No dia 05 de agosto de 2010, foi dado início ao curso de Pedagogia no Instituto Franciscano de Educação Superior Fátima, esse dia foi muito legal, pois conhecemos a professora Virginia que ministraria a disciplina de Sociologia. Ela chegou bastante entusiasmada para dividir seus conhecimentos sobre o meio social em que vivemos. Nossa primeira atividade foi responder a uma pergunta. O que é Sociologia? Foi entregue para cada aluno uma apostila sobre o assunto, fizemos a leitura da primeira parte do texto e o debatemos e chegamos a um acordo para responder a pergunta.

4º Exemplo

Universidade de São Paulo
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Departamento de Ciências Florestais
LCF0679 – Políticas Públicas, Legislação e Educação Florestal
Prof. Dr. Marcos Sorrentino
Gabriella Ribeiro, Nº USP: 8968651

Diário de Bordo
1ª Aula
Essa aula foi introdutória e por isso obteve uma discussão ampla sobre as principais ideias que a disciplina irá abordar no decorrer do semestre. O início com a provinha foi muito diferente e isso ajudou na percepção do grau de conhecimento de cada aluno sobre os temas que o professor quer abordar durante o semestre. Para mim essa estratégia é crucial para que os estudantes possam verificar como o semestre vai ser e o que precisa ser mais pesquisado e praticado.
Além disso, na segunda parte da aula a conversa entre todos foi muito produtiva e me fez refletir sobre a forma de ensino das universidades, o efeito da tecnologia na geração atual, a forma de abordagem das políticas públicas na Engenharia Florestal e muitos outros aspectos.

2ª Aula
Nessa aula o tema principal foi utopia e conjuntura, um tema que na minha opinião é muito importante refletir sobre, entretanto não domino ainda muito bem os conceitos, por isso é importante ler mais sobre e com as dicas que o professor passa a orientação fica mais facilitada.
O que mais admirei e gostei na aula foi o momento de discussão em grupo com posterior exposição dos cartazes. É muito bom poder expressar sua opinião conversando, porque assim fica mais fácil expor pensamentos e poder conversar com o colega.

5º Exemplo

Local: Instituto Estadual Carlos Gomes
Disciplina: História da Música II

Aula nº 1, 23 de Março de 2018

Tema: Ementa e roteiro da disciplina
Descrição da aula:
A aula iniciou com a professora, distribuindo uma apostila que descrevia a ementa da disciplina e o que iriam estudar no decorrer do ano. Primeiramente a professora perguntou aos alunos o que tinham estudado no ano anterior, os alunos responderam que tinham estudado todos os períodos da música previstos para a disciplina anterior. Seguindo a professora leu a ementa e fez uma revisão dos períodos anteriores ao classicismo e explicou superficialmente o que iriam estudar nos períodos seguintes, do classicismo a música do século XX, falando alguns exemplos quando fosse necessário. Para finalizar a professora explicou que a aula serviu para que todos os alunos tivessem conhecimento de onde iniciaria os conteúdos da disciplina.

Reflexão:
Foi muito importante a professora ter feito uma síntese dos assuntos que a turma tinha estudado no ano anterior, além de explicar o que seria abordado no decorrer do ano, isso ajudou os alunos a se situarem na disciplina.

Dicas para fazer um diário de bordo

É comum que a gente queira dar o nosso melhor em uma atividade como essa, e por isso eu separei um tópico para dar dicas nesse sentido, como uma forma de te mostrar que é possível ir além na confecção desse relatório em comparação com seminários, por exemplo. Olha só:

    • Use a criatividade

Sei que pode parecer óbvio, mas esse detalhe é muito importante pois possibilita ao professor entender a sua personalidade na avaliação do trabalho, podendo se certificar de que nele estão contidas suas experiências e convicções pessoais, algo que se busca em um diário de bordo.

    • Insira fotos

Dependendo do tema do diário de bordo que estiver confeccionando, é interessante usar fontes visuais para evidenciar aquilo que está sendo dito, até mesmo como forma de comprovar e tornar a experiência mais rica a quem estiver o lendo posteriormente.

    • Especifique locais e datas

Para ambientar seus relatos, é essencial que insira data e local onde acontece o que é relatado, tornando possível o entendimento ainda mais completo acerca do que se diz.

    • Finalize com uma reflexão

É importante entender o que foi compreendido ao longo da produção desse diário, por isso pode inserir uma reflexão como conclusão do que foi feito.


2024.10.24