Exemplos de Considerações finais: Saiba como fazer e Confira modelos
Principalmente ao fazer um trabalho acadêmico, percebemos a importância das considerações finais, tópico que fica ao final do texto, antes apenas das referências, e faz um breve resumo daquilo que se tornou possível compreender.
Para entender melhor sobre e também conferir exemplos para te mostrar formas de fazer, siga dando uma olhadinha no post logo abaixo:
O que são Considerações finais?
Chamamos de considerações finais o momento onde podemos sintetizar argumentos anteriormente expostos, podendo assim expor conclusões que foram obtidas ao final do processo de pesquisa acerca de determinado argumento.
Assim, é comum que seja o tópico que conclui determinado argumento, o explicando de maneira mais geral como um resumo daquilo que foi dito. Nesse caso, ainda é possível incluir noções e experiências mais pessoais, mesmo que em diálogo com uma parte mais teórica.
Veja Também: Exemplo de Autobiografia
Como fazer Considerações finais?
A partir do momento em que se entende a estrutura das considerações finais, fica simples de entender como fazê-la. Nesse sentido, algumas dicas que com certeza podem te ajudar nesse processo, são:
- Contextualize o que vai falar com o que já foi dito anteriormente;
- Seja direto, pois essa é uma etapa conclusiva;
- Cite o problema que motivou o debate;
- Descreva os passos para o resultado obtido;
- Mencione os objetivos estabelecidos;
- Evidencie os resultados alcançados;
- Fale sobre o que ainda pode ser trabalhado com relação ao tema.
Exemplos de Considerações finais:
Tema: Participação feminina nos Estudos Históricos
Diante da problemática exposta sobre a carência de participação feminina nos debates históricos, se tornou possível tecer ao longo dessa pesquisa, valiosas considerações que formentam o ponto inicial, de debate acerca da estrutura que ainda hoje molda os parâmetros historiográficos.
Nesse sentido, é perceptível a ligação de enfrentamentos sociais, como o machismo, enquanto parte da Academia. Portanto, é fundamental que haja uma maior valorização e incentivo de debates sobre o tema, viabilizando a participação feminina como parte essencial da educação libertada pregada por Paulo Freire.
Tema: Inclusão de Alunos com deficiências
A inclusão de alunos com deficiências em classes ditas regulares tem sido motivo de intensos debates nos últimos anos, mas ainda assim, pouco se fala sobre a necessidade de reforma nas escolas públicas para atender as demandas desse público.
Isso diz respeito tanto a infraestrutura das instituições quanto ao preparo profissional, questão que ainda caminha a passos largos para uma possível resolução. Diante do exposto, se tornou possível analisar a necessidade de debates que incluam o corpo escolar, bem como uma maior disposição de investimentos à educação.
Tema: Acesso à Saúde básica
Durante a realização do presente trabalho de campo, foi possibilitada a ampliação do debate acerca do acesso de questões básicas de saúde à cidades mais afastadas do interior de Minas Gerais, compreendendo a escassez de acesso dessa população a direitos básicos, garantidos constitucionalmente.
Com isso, reafirmo a necessidade de mudanças na organização da verba pública, bem como a importância de um maior incentivo para que médicos migrem para localidades mais afastadas por meio de concursos públicos.
Tema: Meio Ambiente
O que mais marcou o processo de estudo foi a compreensão quanto ao crescimento dos problemas climáticos nos últimos anos, o que não está de acordo com a divulgação da mídia sobre os mesmos, contribuindo para que grande parte da população não tome ciência da questão.
Por conta disso, se torna possível inferir que é necessário ampliar a divulgação científica, trazendo a comunidade para perto da Academia e propondo diálogos que colaboram para uma visão mais ampla acerca do assunto em pauta.
Tema: Bullying
É comum, encontrarmos crianças e adolescentes, sofrendo algum tipo de violação de seus direitos, não só no âmbito familiar rural e urbano, mas também em espaços públicos, sobretudo na escola, de certo que, são reflexos de uma cultura omissa e negligente, que adotou certos comportamentos, valores, crenças, práticas excludentes, pejorativas e obscenas, defendendo que o sujeito é agressivo por natureza e a violência é inata ao ser humano.
Nessas relações, os indivíduos constituintes dos grupos familiares, também sofrem os mitos desta violência que, hoje, denominado bullying, são encarados como verdadeiros e, que servem para prejudicar, punir e discriminar. Essa vítima pode sofrer com manifestações verbais, psicológicas, física, cultural, que se caracterizam como violência. Diante disso, a escola precisa acolher os envolvidos e orientá-los sobre este comportamento, prezando pela cultura da paz, pela harmonia e boa convivência. Os efeitos do bullying afetam diretamente o processo de aprendizagem e nas relações interpessoais dos educandos.
A partir de toda a explanação acerca do bullying, pudemos constatar que pesquisas com caráter temático semelhante a esse, serve de meio para evitar novos constrangimentos contra crianças e adolescente tanto no meio escolar quanto na vida social. Além de direcionar os pais a identificarem mudanças emocionais nos filhos, com base em leituras que discutem sobre o bullying.](ROLIM, José Charles. Bullying no ambiente escolar e seus reflexos na aprendizagem das crianças e adolescentes. 2016.)
Tema: Evasão escolar
A presente revisão bibliográfica teve o objetivo de refletir e analisar sobre a problemática da evasão escolar no Brasil, a fim de apontar possíveis intervenções para a problemática. A evasão e o abandono escolar são fenômenos pesquisados por se caracterizarem como, um dos maiores desafios da educação brasileira, sendo considerada uma das consequências do fracasso escolar.
Os fatores que agravam a evasão e o abandono escolar se mantém os mesmos desde sempre, exemplo: as desigualdades sociais, as relações familiares conflituosas, o uso de álcool e drogas, o acesso limitado, a gravidez na adolescência, o trabalho, violência, problemas de saúde físicos e psicológicos, entre outros. E é evidente que os jovens com baixa condição econômica, tendem a ter um menor rendimento educacional, o que aumenta os índices de reprovação, abandono e evasão escolar.(LINO, Ellen Rízia Oliveira Lino et al. A problemática da evasão escolar: uma revisão bibliográfica integrativa. 2020.)
Tema: Educação Inclusiva
Considera-se que as mudanças são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos, possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, deixando de existir a discriminação de idade e capacidade. Para isso, a educação deverá ter um caráter amplo e complexo, favorecendo a construção ao longo da vida. Todo aluno, independente das dificuldades, poderá beneficiar-se dos programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. Isso exige do professor uma mudança de postura além da redefinição de papéis que possa assim favorecer a aprendizagem do aluno.
(BATISTA, Leticia Alves; CARDOSO, Maykon Dhones de Oliveira. Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade. Revista Educação Pública, v. 20, n. 44, p. 17, 2020.)
Tema: Direitos Humanos
Em nossa jurisprudência, os direitos humanos e a dignidade da pessoa humana são muito mais utilizados como reforço argumentativo nas explicitações das razões de decidir de nossos tribunais do que como fundamento principal; constatação que aumenta ainda mais a certeza de que os direitos humanos não devem ser encarados como um conjunto de direitos em si e por si; mas sim um novo modo de enxergar e interpretar todos os demais direitos. Exigem do intérprete, e também do legislador infraconstitucional, o exercício reflexivo da filtragem constitucional, sob essa ótica de coadunação com os modernos conceitos de respeito e observância dos direitos humanos, de forma que todo ordenamento deve ser visto e revisto sob esta perspectiva.
E, o Estado, a quem incumbe garanti-los e efetivá-los, deve ponderar e gerir os recursos públicos – que sabemos gigantes, mas ainda sim limitados – de forma a buscar a máxima efetivação, consideradas as limitações, realizando uma exata ponderação e priorização de suas políticas públicas adequando-se, tanto quanto possível, aos mandamentos constitucionais.